Contudo, para compreender a real importância dessa ciência, é preciso pensar nos dados que temos hoje. Um dos grandes impactos causados por ela é a enorme quantidade de dados gerados diariamente, e que podem ser utilizados de forma estratégica por empresas de todos os tipos, visando ao aumento de sua performance. Tem funções como curso de cientista de dados armazenamento em nuvem, representação gráfica e estratégias de business intelligence. Com ele, o cientista pode escolher quais informações serão seu foco e usá-las para validar ou propor planejamento. Em ferramentas como o Oracle, os cientistas podem armazenar dados, criar algoritmos e alimentar o conteúdo conforme a necessidade.
Esses artigos inspiraram engenheiros do Yahoo a criarem, em 2006, o Hadoop, que mostrou-se uma ferramenta muito útil para trabalhar com grandes volumes de dados. Um bom exemplo são as redes sociais, onde temos milhares de mensagens e registros em bancos para serem atualizados. A exigência para exercer a profissão de cientista de dados é o diploma de conclusão de curso de bacharelado, preferencialmente na área.
Onde atua um Cientista de dados?
O programa de computador ou algoritmo pode analisar dados anteriores e prever picos de reservas para determinados destinos em maio. Tendo previsto as futuras necessidades de viagem de seus clientes, a empresa poderia iniciar a publicidade direcionada para essas cidades a partir de fevereiro. Para exercer sua função, o profissional dessa área precisa ter um amplo conhecimento que envolve estatística, ciência da computação, matemática, linguagens de programação e técnicas avançadas de análise de dados.
A descentralização oferece oportunidade a pessoas que moram fora de grandes centros urbanos e permite um custo de vida mais baixo do que o padrão desses locais. Por ser um profissional de alto valor para as empresas, os salários, mesmo de cargos juniores, tendem a ser mais altos que se outras formações. De acordo com a Exame, a faixa salarial para iniciantes é de R$3.500,00 a R$7.200,00. Uma das características principais do curso, seja ele um bacharelado, tecnólogo ou até especialização, é que ele mescla disciplinas obrigatórias da área com complementares. Por exemplo, conhecimentos em Matemática, Estatística, Big Data e Business Intelligence.
O que faz um cientista de dados? Veja os desafios que a área de Big Data oferece
Uma empresa pode enviar os dados pessoais que coleta para um banco de dados em nuvem para armazenamento ou uma empresa de consultoria para processamento. A adoção de princípios e práticas de privacidade de dados pode ajudar as organizações a proteger os dados do usuário contra o uso indevido, mesmo quando esses dados são compartilhados com terceiros. De acordo com algumas regulamentações, como o GDPR, as organizações são legalmente responsáveis https://deliriumnerd.com/2024/04/22/cientistas-de-dados-empresas/ por garantir que seus fornecedores e prestadores de serviços mantenham os dados seguros. O objetivo principal da ciência de dados é melhorar os serviços e os produtos das organizações de modo a dar-lhes uma vantagem competitiva real. No caso específico de previsão do tempo, os dados coletados de satélites, radares, navios e aeronaves podem construir modelos para prever o tempo e alertar sobre calamidades naturais iminentes com grande precisão.